Rua 17 A, n.525, sala 6, Galeria Maria Cézar - Goiânia/GO

(800) 123-4567

    

Reforma da Previdência: como pode afetar a aposentadoria?

Uma das medidas anunciadas pelo presidente interino, Michel Temer, é a possível aprovação de uma reforma na Previdência Social, que afetaria, entre outras coisas, os critérios para a concessão da aposentadoria. Você sabe quais seriam as principais mudanças?

O MundoAdvogados.com.br buscou as notícias mais atualizadas sobre o tema e, agora, faz um resumo para que você possa ficar por dentro das principais mudanças. Fique atento e não deixe de entrar em contato com um advogado especializado, caso necessitar de algum procedimento relacionado com a aposentadoria.

Idade mínima para pedir a aposentadoria

Se a reforma for aprovada, esta deve ser uma das principais mudanças. Somente poderá dar entrada no pedido de aposentadoria, quem tiver, pelo menos, 65 anos. Pelas regras atuais, o mínimo é diferente para homens e mulheres.

Desde que haja um período mínimo de contribuição de 15 anos, uma mulher pode pedir aposentadoria por idade ao completar os 60 anos. Para o homem, a idade mínima é de 65 anos.

Além disso, há os casos específicos de trabalhadores rurais, que se dedicam à economia familiar. O sistema atuação rebaixa em 5 anos o mínimo exigido para a aposentadoria: 55 anos para mulheres e 60 anos para homens.

Com a reforma da Previdência Social, não haveria distinções, nem de sexo nem de categoria de trabalho.

Nova regra para cálculo da aposentadoria

Até então, o cálculo do valor do benefício por tempo de contribuição era feito tendo como base o fator previdenciário. A fórmula parte de 80% da média dos salários mais altos (corrigidos pela inflação), multiplicada pelo fator previdenciário, segundo a tabela vigente.

O Governo interino propõe o uso do fator 85/95, como tentativa de dar uma resposta ao aumento da expectativa de vida do brasileiro:

  • homens: idade + tempo de contribuição = 95
  • mulheres: idade + tempo de contribuição = 85

Seria a opção para cobrar uma aposentadoria integral (100% da média dos salários mais altos), desde que cumprindo o mínimo de anos exigidos, ou seja, 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Quem alcançar um fator previdenciário maior que 1, poderia continuar optando por ele, para uma aposentadoria igual ou superior à média dos salários mais altos.

A intenção da reforma da Previdência é aumentar o fator 85/95 de forma gradual, até atingir 90/100 em 2026. Quem não tiver a proporção suficiente para aposentar segundo esse índice, seguirá tendo o direito à aposentadoria, só que com a incidência do fator previdenciário.

O Governo interino defende as mudanças na Previdência Social, classificando de insustentável o sistema atual. No fim de junho, foi criado um grupo de trabalho para discutir a reforma, que deve ser enviada ao Congresso ainda este mês.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec eu pulvinar magna. Phasellus sempre scelerisque Purus, et semper NISL lacinia sit amet.Praesent venenatis turpis vitae Purus semper, eget sagittis velit venenatis.

Onde Estamos

Endereço: Rua 17 A, n.525, sala 6, Galeria Maria Cézar - Goiânia/GO

E-mail: mail@exemplo.com

Ligue Grátis

(800) 123-4567


Copyright © 2024 Modelo Advogado. Todos os Direitos reservados.