(62) 3522-3163 | [email protected] | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Brincar é um dos direitos básicos das crianças e adolescentes garantidos por Lei. Com a urbanização das cidades, o acesso a espaços públicos e seguros para esta prática está cada vez mais difícil. Uma solução para muitas famílias, é buscar moradia em condomínios que oferecem locais apropriados para os filhos brincarem
Valdevane Rosa
22 de agosto de 2025
O direito das crianças e adolescentes de brincar, de ter acesso à natureza e usufruir de um ambiente seguro e saudável para o seu desenvolvimento é garantido tanto pela Constituição Brasileira, quanto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O assunto é tão sério que a Sociedade Brasileira de Pediatria possui um Grupo de Trabalho que aborda o tema Criança, Adolescente e Natureza, com publicação periódica de Manual e Orientação sobre o tema. Em sua publicação mais recente, em 2024, o Manual apontou diversos benefícios do brincar, aliado à natureza, para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, como melhora no controle de doenças crônicas como diabetes, asma, obesidade, entre outras, diminuição do risco de dependência ao álcool e a outras drogas, favorecimento do desenvolvimento neuropsicomotor e redução dos problemas de comportamento, além de proporcionar bem-estar mental, equilibrar os níveis de vitamina D, entre outros.
Proporcionar o espaço seguro e com fácil acesso para os filhos nem sempre é tarefa fácil para muitas famílias, especialmente para as que não tem um parque ou praça por perto ou que não possuem espaço adequado em casa. O desejo de atender a esta necessidade de lazer está presente entre as preferências de cerca 60% das pessoas que estão em busca de comprar um imóvel e participaram do levantamento feito pelo Anuário Data Zap de 2024. O interesse é maior principalmente entre os casados (63%) e com filhos (63%), e também para os que têm animal de estimação (54%).
Diante dessa realidade, muitos projetos imobiliários estão sendo desenvolvidos para oferecer uma solução para estas famílias, criando parques próprios, com praças, brinquedos ao ar livre e muita natureza. Um exemplo em Goiânia é o complexo Euro Park, ao lado do Alphaville, que além de ter uma ampla área de lazer, com piscinas, playground, pet place e quadras, traz um parque privativo de 7.100 m².
Com uma completa estrutura que potencializa o espaço como opção de lazer, o parque inclui: espelhos d’água, gazebos, quadras de esporte, espaço leitura, um web garden e diversos espaços de convivência. O parque privativo é um benefício para os moradores de todos os projetos residenciais que integram o complexo Euro Park, que serão um total de cinco; com três deles já entregues e habitados: o Parque Ibirapuera, o Parque da Tijuca e o Parque Noronha
O espaço é um dos preferidos do Enzo, de 6 anos, e do Luca, de 1 ano e 10 meses, filhos da advogada Paula Mariana de Camargo Borghi Subtil, que se encantou com a proposta do Parque. Segundo ela, que já tinha um apartamento no Ibirapuera, o espaço para os filhos brincarem, inclusive, motivou a família a adquirir uma nova unidade no Parque Noronha. “Este, sem dúvida, é um dos melhores investimentos que já fizemos como família. Meus filhos, simplesmente, amam descer para brincar. A estrutura é impecável: brinquedos de qualidade, espaços amplos e seguros, planejados com carinho para promover a convivência entre as famílias e a diversão das crianças ", destaca ela.
“Quando as crianças se sentem felizes e acolhidas, os pais também se encantam. Ter um espaço planejado, onde a infância pode ser vivida com liberdade, alegria e segurança, faz toda a diferença no dia a dia. É mais do que lazer, é qualidade de vida”, enfatiza a advogada e mãe.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!