(62) 3522-3163 | [email protected] | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
| Compartilhe: | |
Com a proposta de oferecer a possibilidade para a classe média viver em uma casa com segurança, extensa área verde e equipamentos de lazer, a linha de condomínios atraiu a atenção de quem buscava exclusividade, segurança e conforto
Flávia Juliate
09 de dezembro de 2025
Há 25 anos, a linha de condomínios Portal do Sol foi inaugurada em Goiânia, marcando o segmento de condomínios horizontais de médio a alto padrão. Com uma proposta arrojada e moderna, inspirada em projetos internacionais, o Portal do Sol surgiu como um ambiente para resgatar a convivência e a boa vizinhança, algo considerado cada vez mais raro no mundo contemporâneo, onde diversas circunstâncias dificultam a construção de laços com quem vive ao lado.
O Portal do Sol nasceu não apenas oferecendo um novo conceito de moradia, mas também estabeleceu um padrão de qualidade e sofisticação no mercado imobiliário local. O Portal do Sol 1 foi o primeiro condomínio horizontal com lotes mais compactos em comparação aos lançamentos da época, e estava em uma localização muito próxima ao Jardim Goiás, com lotes que variavam de 360 a 600 metros quadrados. O empreendimento inaugurou a ocupação dos condomínios horizontais nas imediações da GO-020, que hoje se tornou um dos principais vetores de crescimento e valorização de Goiânia e municípios adjacentes.
Para o engenheiro mecânico Ezequiel Corsi de Oliveira, que já residia em um condomínio horizontal antes de se mudar para o Portal do Sol I, a escolha representa paz, tranquilidade e uma boa vizinhança. "Morar no Portal significa viver com segurança e muito próximo do comércio goiano”, afirma ele, que mora no condomínio há mais de 22 anos.
O projeto trazia a possibilidade para a classe média morar em casa com segurança, tendo praças, áreas verdes e equipamentos de lazer em seu entorno. A boa aceitação do projeto levou o grupo a lançar o Portal do Sol 2, ao lado do primeiro, e transformar a proposta em uma linha de produtos que foi para outras regiões e cidades.
Luciana Rolim, empresária e moradora do Portal do Sol II, compartilha os fatores decisivos que a motivaram a optar por um condomínio da linha Portal: a combinação de tranquilidade, segurança, contato com a natureza e uma excelente infraestrutura.
"Temos muitas opções aqui dentro. O Portal nos proporciona muito, com eventos, esportes, lazer, é totalmente completo", afirma Luciana. Ela, que antes residia em apartamento, se mudou para o condomínio incentivada pelo marido, que sempre desejou morar em uma casa.
Inicialmente, a única desvantagem percebida por ela era a distância do centro, que tornava o carro essencial para todas as atividades. No entanto, Luciana aponta uma evolução positiva: "Hoje em dia as coisas já estão chegando mais próximas, né? Está mais prático." Para ela, essa praticidade, aliada ao ambiente acolhedor, contribui para uma sensação de felicidade e bem-estar que ela e seus amigos descrevem como "viver em um comercial de margarina" ou "num paraíso".
A região a qual o condomínio dela está inserido conta com mall, escola, área comercial completa, com panificadora e restaurante. Além disso, é próxima a um bairro que vem se tornando economicamente sustentável, o Park Lozandes.
A qualidade de vida no Portal do Sol foi ainda mais evidente durante a pandemia, conforme Luciana. “Diferentemente de quem estava em apartamentos, com a sensação de reclusão e quarentena, os moradores do Portal podiam circular e praticar esportes ao ar livre”, enfatiza ela.
O projeto seguinte nas imediações da GO-020 aconteceu uma década depois, em 2011, e foi novamente um novo marco: o Portal do Sol Golfe. Desenhado para ser uma comunidade planejada de alto padrão, ele possui área superior a 3,7 milhões de metros quadrados, com quase um milhão de metros quadrados de mata nativa preservada e um inédito campo de golfe oficial de padrão internacional.
Esse senso de refúgio foi o principal motivo que levou o professor universitário Adriano César Santana a escolher o Portal do Sol Green. Ele descreve a experiência como uma sensação de descanso e um contato íntimo com a natureza, valorizando o ar puro e a distância do ruído cotidiano da cidade, como o trânsito e as buzinas. "Desde quando a gente sai ali da GO-020, que você entra na rua que eu chamo de rua de árvores que dá acesso aqui ao Portal do Sol, todos os dias eu já viro e já agradeço a Deus por estar aqui, por ter a oportunidade de morar nesse lugar”, destaca ele, que mora no condomínio há quase quatro anos.
Adriano residia em um apartamento no Setor Bueno, mas a esposa sempre quis morar em uma casa. Durante seus passeios de bicicleta no início da pandemia, ele conheceu o condomínio.
"Nossa região é muito frequentada por ciclistas, com trilhas conhecidas como Juriti e Coxinha, além da GO. Existe uma conexão aqui, que liga a GO, o clube de golfe, o Parque Ateneu e a pedreira da prefeitura, um caminho que percorríamos com frequência. Eu passava muito por aqui, observando as portarias, o muro e o movimento das pessoas", conta Adriano.
Ele se recorda do contraste interessante que o local oferecia: "O que me chamava a atenção era a chácara vizinha com vacas. Eu achava muito interessante esse contraste de estar em casa e, a poucos metros, ter um pasto. Inclusive, às vezes, acordamos com o mugido das vacas", brinca.
Na região, há a previsão de receber outros empreendimentos - atualmente são três condomínios e uma área comercial - sendo o primeiro o Portal do Sol Green, projeto que conquistou o goianiense mais uma vez.
Futuro
Atualmente, Goiânia se destaca entre as capitais brasileiras em número de condomínios horizontais por habitante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam um crescimento de 124,5% no número de moradores nesses locais.
O futuro desse tipo de empreendimento tende a ser promissor. Especialistas do setor reforçam a tendência ao dizerem que, a médio prazo, com a ocupação de lotes remanescentes dos atuais condomínios instalados às margens da G0-020, o número de habitantes nessa região se aproxime de 60 mil - sem considerar os novos empreendimentos. “Daqui a 25 anos vamos comemorar bodas de ouro. Que venham os próximos 25 anos e que sejam de muito sucesso”, destaca Antônio Carlos, sócio da Tropical Urbanismo.
| Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!