(62) 3522-3163 | [email protected] | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
| Compartilhe: | |
Com o condomínio, Pirenópolis é presenteada com projeto que é referência em sofisticação e sustentabilidade
Eduarda Leite
15 de dezembro de 2025
Um lugar que, embora já tenha muito verde, vai ganhar mais bosques mesmo com a urbanização. Assim será o Aldeia do Vale Pirenópolis, a ser implantado aos pés do Morro do Frota em uma área de 550 mil metros quadrados, abraçada pelo Rio das Almas e pelos córregos do Ouro e Manoel dos Anjos.
Além das Áreas de Preservação Ambiental (APAs), o fundo de cada um dos lotes ganhará um bosque de até 15 metros de largura. Para o local, que em grande parte hoje é área de pastagem, serão doadas 10 mil mudas de espécies nativas e frutíferas para serem plantadas e se transformarem em corredores verdes.
“As famílias que comprarem terrenos não terão vizinhos de fundo, mas trilhas de caminhada. Serão corredores verdes ao longo de todo o condomínio", explicou a arquiteta Yara Hasegawa, responsável pelo paisagismo do projeto.
Ela, demais projetistas e empreendedores, falaram sobre estes e outros atributos do Aldeia do Vale Pirenópolis a futuros moradores, parceiros e convidados no lançamento oficial do residencial.
“O grupo empreendedor destinou áreas que poderiam ser convertidas em lote para a formação destes bosques, abrindo mão de metro quadrado de venda”, destacou a arquiteta Andrea Accioly, que também assina o projeto.
Para maior permeabilidade e garantir ainda mais a presença do verde, cada proprietário poderá edificar até 40% da área do terreno e cada árvore retirada para a construção do imóvel, outras três deverão ser plantadas dentro do próprio condomínio.
Todas essas medidas garantirão mais de 50% de reservas naturais no condomínio e uma média de 595 m² de área verde por morador - índice que é quase 50 vezes maior do que o indicado pela Organização Mundial de Saúde.
“Acho que o ser humano sempre quis isso, viver perto da natureza, e é muito positivo quando a gente lida com empreendedores que enxergam este valor”, diz Luci Costa, arquiteta e urbanista responsável pelo projeto. “Em 10 anos poderemos ver a diferença [com mais árvores], em imagens de satélite, assim como aconteceu em outros projetos que já desenvolvemos”, acrescentou.
Drenagem natural
Os novos bosques serão semeados junto aos swales, que são dispositivos naturais de infiltração da água de chuva. “Em nossos projetos, a gente tem muita preocupação com água. Aqui a água vai naturalmente para o lençol freático. Quando fazemos isso, estamos abastecendo as nascentes, ‘criando’ mais águas para os rios", comentou Luci.
A arquiteta Andrea Accioly destacou a satisfação de trabalhar com o Grupo Tropical que sempre priorizou a sustentabilidade em seus projetos. Ela explicou que, para se trabalhar com o urbanismo sustentável, é preciso atender os pilares ambiental, social e econômico, e isso foi contemplado no Aldeia do Vale Pirenópolis.
“A drenagem natural dos swales favorece o meio ambiente, a saúde e bem-estar dos moradores e ainda traz um sistema pluvial mais orgânico e com menor necessidade de manutenção ao longo dos anos", acrescentou.
Em sua visão, todos estes benefícios ambientais agregarão valorização ao empreendimento. “Foi o que aconteceu com o Aldeia do Vale Goiânia e, certamente, acontecerá neste projeto em Pirenópolis", relembrou.
Lazer e comodidades
Além de conviver com muita fauna e flora, os moradores do Aldeia do Vale Pirenópolis terão à disposição uma área de lazer completa com piscina com borda infinita, piscina com lago natural, espaço gourmet, equipamentos de crossfit e quadras de tênis, poliesportiva, campo society e quadras de areia. Para as noites mais frias, será construído um fireplace.
Além disso, o condomínio horizontal contará com um Welness Club, um refúgio dentro do refúgio. O espaço é totalmente pensado, desde a decoração, passando pelo serviço, até as instalações - para o cuidado e a desaceleração. Lounge bar, serviço de concierge, ofurô, piscina coberta e termal, sala de pilates e academia fecham a composição.
Alguns serviços pay-per-use serão disponibilizados para os moradores, tais como limpeza das casas, café da manhã, jantares encomendados, entre outros. "São serviços para melhorar a comodidade e o conforto dos usuários, em especial dos que terão o local como segunda moradia e querem descansar nos fins de semana e feriados", considerou Leandro Daher, integrante do grupo empreendedor.
Presente no lançamento, o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, destacou que empreendimentos como o Aldeia do Vale são um presente para a cidade, por todos os seus atributos. “Ele traz uma grande referência de valor ambiental e sofisticação para o município. E isso é muito positivo para nós”, disse.
O projeto disponibiliza apenas 152 lotes e está sendo desenvolvido pela Raiz Urbana Desenvolvimento Imobiliário, empresa do Grupo Tropical.
| Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!