agostiniano@agostiniano.com       (62) 3213-3022 | 3213-3018 | 3212-2761 

 

Nutrição


A correria das grandes cidades leva às mudanças nos hábitos de alimentação. Um deles é a frequência com que desembalamos alimentos em vez de descascá-los. Trata-se do consumo elevado de produtos industrializados que são ricos em sódio e outros nutrientes que, em excesso, são nocivos à saúde.

Além disso, parte da população utiliza os práticos temperos prontos para preparo de refeições em casa, o que contribui para aumentar a ingestão de sódio e superar os 2.000 mg/dia/pessoa recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, 40% do sal de cozinha comercializado nos supermercados é composto por sódio.

Inclusive, uma das principais preocupações de nutricionistas de todo o mundo é que a soma do consumo excessivo de sódio com o hábito de vida não saudável leve ao aumento da pressão arterial conhecida como hipertensão.

A pressão alta pode atacar os vasos sanguíneos, os rins, o coração e o cérebro. Em casos mais graves e descontrolados, pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A hipertensão pode aparecer tanto em crianças quanto em adultos e idosos, homens e mulheres, pessoas obesas ou magras. Ela é ainda responsável por uma parte considerável de derrames, infartos e insuficiência renal no Brasil (SBH, 2017).

As graves consequências da hipertensão podem ser evitadas desde que os hipertensos mudem hábitos de vida, principalmente a alimentação, como exemplo a redução do consumo de industrializados e temperos prontos.

Pensando nisso, o Restaurante Hipona não utiliza em suas preparações temperos prontos. Nossa preocupação nos leva a preparar com muito amor refeições com temperos naturais, com sabor de comida de vó, aquela comidinha novinha que até o cheiro enche a boca de água.

 

Kelly Fernandes

Nutricionista