Proposta do democrata altera Lei Complementar que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Municipal para garantir a permanência de pelo menos um guarda civil metropolitano em unidades de saúde de Goiânia
quinta, 11 de abril de 2019 | Da Redação
O vereador Dr. Paulo Daher (DEM) apresentou hoje à mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia projeto que altera a Lei Complementar nº 276, de 3 de junho de 2015, para garantir a perman~encia de pelo menos um Guarda Civil Metropolitano em período integral em cada unidade de saúde do município de Goiânia.
De acordo com Daher, a medida visa garantir a segurança dos trabalhadores da saúde municipal e também dos pacientes que recorrem às unidades de saúde da Capital, já que tem sido recorrente os casos de agressões a trabalhadores da saúde e também a pacientes nessas unidades, principalmente na troca dos plantões.
“A atividade médica e de saúde, sobretudo na esfera municipal, tem se caracterizado uma profissão de risco, já que é cada vez mais comum assistirmos ações de intolerância, desencadeadas pelos mais diversos motivos, em unidades de saúde de Goiânia. A figura ostensiva de um Guarda Municipal nesses locais contribuirá sobremaneira com a diminuição desses casos, seja pela simples presença dessa autoridade no local ou da sua efetiva intervenção, quando necessária”, explica o vereador.
Segundo o projeto, o guarda civil escalado para a prestação dos serviços de proteção nas unidades de saúde de Goiânia deverá se comportar com respeito e urbanidade, dedicando atenção aos trabalhadores, pacientes e seus acompanhantes, mas agir com energia e determinação quando for compelido a intevir.
A Guarda Civil Metropolitana, órgão da administração municipal, ficará encarregada de elaborar os estudos técnicos e de segurança nas unidades de saúde da rede pública municipal, indicando a necessidade de adoção de rotinas, procedimentos de segurança e equipamentos indispensáveis para a execução do trabalho do guarda municipal nestes locais.
Digite a senha para acessar!